O Coaching pode mesmo ajudar um recém formado ou qualquer outra pessoa?
Todos os anos vemos milhares de alunos se formando nas faculdades e universidades no Brasil. Formados nas mais diversas áreas, e mesmo com um mercado muitas vezes aquecido fica a incógnita: Onde vou trabalhar? O que vou fazer? Vou abrir meu escritório. Vou prestar concurso? Ou vou enviar meu currículo para diversas empresas?
O sentimento muitas vezes de despreparo, de ansiedade, ou de simplesmente não saber qual é o primeiro passo pode paralisar, e muitas vezes deixar os recém formados em situação de estagnação.
Isso desmotiva, gera sentimento de angústia e de auto desvalorização.
Apoiar esses jovens tem sido fundamental em nossa caminhada, porque os leva a se conhecerem (autoconhecimento), e traçarem objetivos claros e bem definidos, com metas e ações com prazos estabelecidos. Metas sem prazos são apenas sonhos. É necessário definir ações para que o recém formado saia da inércia.
No Coaching a parceria entre coach (profissional) e o coachee (cliente) é o que permite a visualização clara das forças e fraquezas individuais, garantindo aumento da autoconfiança. O profissional de coaching ajuda a despertar o potencial interno usando uma combinação de insights, questionamentos, autopercepção, estratégias, ações de desenvolvimento e ferramentas.
Quer saber mais sobre o que é Coaching? Leia nosso artigo O que é Coaching e qual o Papel do Coach? e saiba mais.
Contato
Resumindo, o processo de coaching estimula o autoconhecimento. Porque o que precisamos em tudo na vida é de apenas um empurrão.
Samuel Costa
Psicólogo Coach, Especialista em Desenvolvimento Profissional, Vocação e Carreira e Palestrante.
www.samuel-costa.com